domingo, 4 de agosto de 2013

Sequencia de atividade - História em Quadrinhos: Inferência na leitura

Olá,

Nesta sequência de atividades com Histórias em Quadrinhos, você poderá trabalhar com a busca por  pistas textuais, intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas (fazer inferências), ampliando a compreensão do texto

Um saber importante que integra a capacidade de ler com compreensão diz respeito a prestar atenção nos componentes formais do texto: 

a) sua estrutura composicional, isto é, sua
organização em partes; 
b) os recursos linguísticos que emprega (por exemplo: se usa o discurso direto ou discurso indireto; se usa muitos diminutivos; em que tempo estão os verbos que
utiliza; se usa gíria, ou uma linguagem coloquial, ou linguagem muito culta; se tem mais frases
curtas ou mais frases longas); 
c) os recursos expressivos e literários a que recorre, como rimas, linguagem figurada, jogos de palavras, etc. 

Tudo isso – a estrutura composicional, os recursos linguísticos e os literários – são elementos importantes da construção do sentido dos textos e da capacidade de ler com compreensão.
Nesse trabalho de construir sentido produzindo inferências, os alunos podem se lembrar de outros textos conhecidos, construindo pontes intertextuais, e também utilizar-se de conhecimentos que já têm (do tema, da sociedade em geral, da língua, de sua própria
experiência de vida). Ler nas entrelinhas, produzindo inferências é o jeito mais completo e mais gostoso de ler, porque proporciona ao leitor o prazer da descoberta, o sentimento de ser cúmplice do autor. É o que possibilita ao leitor dizer consigo mesmo: “Ah, então é isso!... Bem que eu desconfiei...” Os leitores iniciantes, ainda muito dependentes do processo de decodificação, precisarão mais da orientação do professor ou da professora para realizar inferências. Pode-se, por exemplo, recomendar-lhes buscar pistas auxiliares, como palavras em destaque, formatos gráficos e ilustrações; outras vezes poderá fazer uma leitura expressiva e completa do texto, com o objetivo de dirigir o foco para alguns elementos-chave para a compreensão.(Fonte: Pró letramento)

Nesta sequência você encontrará:

  • leitura e interpretação de história em quadrinhos;
  • onomatopeia;
  • trabalhando com os balões;
  • sinônimo e antônimo;
  • substantivo simples e composto; 
Leitura e interpretação de história em quadrinhos


O que é onomatopeia?
Trabalhando os balões da história em quadrinhos...
Sinônimo e antônimo
Substantivos simples e composto



2 comentários :

  1. Bom dia, como faço para ter essa sequência sobre HQ?
    Obrigada, Fabi.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de trabalhar com esse arquivo História em quadrinhos pode me enviar para imprimir

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...